domingo, 31 de outubro de 2010

Currículo


Sobre os currículos...

Uns dias atrás enviei um currículo para uma moça da minha faculdade que trabalha em escola e ela me disse que antes de ela enviar ao diretor, ela ia me dar umas dicas de como melhorar meu currículo. Mas ela não deu as dicas ainda... de qualquer forma resolvi pesquisar à respeito.

Como todos sabem, um currículo legal não pode ter mais que 2 folhas e tem q ser sucinto para que a pessoa q vai analisar não canse e não perca mto tempo. Também não pode ser confuso.


Uma dica q eu recebi esses dias é que temos que ter o currículo certo para o tipo de trabalho. Por exemplo, eu enviei meu currículo para dar aula de Educação Física em uma escola e um dos empregos anteriores era: recepcionista da Kia Motors (quando eu era novinha). Isso vai adiantar de algo? Vai me acrescentar? Com certeza não, e talvez possa até desvalorizar o currículo. Então, se fosse um currículo para um cargo de empresa, administrativo ou recepção seria ótimo. Mas no caso, pra professora... hum hum... nada disso... rsrs
Então o currículo tem q ser feito para a vaga e não a vaga para o currículo, entendem??

Outra coisa são os cursos. Especifique do q são, onde foram feitos a mesma coisa do emprego... coloque o que for necessário para vaga.

Também tem a questão da experiência. Se está fazendo faculdade e nunca trabalhou, coloque só os estágios que fez, onde fez, mesmo que não seja de carteira assinada.

Outra coisa que poucas pessoas conhecem é o currículo LATTES. Mas esse eu vou deixar pra explicar no próximo post. Quem estiver interessado pode fuçar um pouco no google.

Ah! Outra coisa. FOTO no currículo somente quando a empresa pedir. Tem gente q acha q só por ter uma carinha bonita vai conseguir um emprego. Não é assim. Currículo não é orkut, não é facebook e nem serve pra arrumar namorado.. rsrs.

Legal também colocar as aprovações em concurso público, mesmo q não tenha sido chamado, se tem uma colocação boa, é legal o povo saber q vc tem capacidade e tal.

Bom, vou colocar meu currículo aqui como exemplo pra vcs darem uma olhada... ele é feito para professora, seja de escola ou de academia, mas que seja de Educação Física.









Quem ainda tiver dúvidas pode me escrever, se eu não souber responder vou pesquisar, e se alguém tiver alguma outra dica também pode escrever que eu publico ok? Espero q ajude a todos! E se alguém tiver um empreguinho pra mim na área da educação, to pegando! rsrs

domingo, 24 de outubro de 2010

Concursos Públicos

Boa noite!!!

Primeiramente quero pedir desculpas àqueles que estão seguindo o blog, fiquei 2 dias sem internet e não pude postar. Mas estou me redimindo!
Este final de semana prestei 2 concursos públicos e fiquei surpresa com algumas coisas que ocorreram. Vou contar um por um...

Sábado: Concurso para tutoria da CEDERJ

Cheguei na UERJ (local da prova) com mais de uma hora de antecedência e me deparei com uma placa dizendo que o andar da prova mudou do 7º para o 12º. Na hora de entrar uma bagunça pois haviam dois concursos diferentes no mesmo prédio, o que dificultou a "seleção" de pessoas para a entrada (fecharam a UERJ e só entrava quem faria prova, no meu caso eu entrava primeiro pois a minha prova começava mais cedo). Até aí, coisas normais. Depois começou a verdadeira "algazarra de erros". Minha prova deveria ter início às 14h. Isso ocorreu? SIM, mas até 14:20h entraram candidatos! Ou seja, não respeitaram o horário e não foram desclassificados! Enquanto eu tentava fazer a prova (discursiva pra piorar), os fiscais conversavam alto com os candidatos atrasadinhos. Uma senhora lá de trás deu uma bronca e eles diminuiram o volume um pouco. Depois entra uma garota atrasada de braço quebrado e vai fazer a prova numa sala a parte e sozinha com uma professora (estranh0). As pessoas iam ao banheiro sem serem acompanhados por fiscais. Depois, pra piorar a situação o meu colega de prova atrasadinho e que sentou atrás de mim deixou seu celular tocar no meio da prova. O que fizeram? NADA! ABSOLUTAMENTE NADA! Eu e mais uma pessoa reclamamos que era pra ser desclassificado mas nada fizeram mesmo assim. O garoto ficou com birra de mim e passou o resto da prova chutando a minha cadeira! Hunf!!!
Assim que saí da prova fui procurar a coordenação de fiscais e falei sobre a bagunça e exigi que fosse tudo colocado em ata. Como não sou boba anotei o nº de inscrição do garoto e vamos ver o que vai acontecer, só sei que esse concurso é furada. Típico concurso que só entra quem eles querem!

Domingo: Concurso para professor de Ed. Física do IABAS

O total oposto do concurso da CEDERJ. Ao chegar tínhamos que desligar os celulares e colocá-los em saquinhos lacrados. Os banheiros tinham inclusive detector de metais (o que me fez segurar o xixi depois que acabei a prova). Ninguém entrou após o horário e a prova começou quando um sinal (igual de escola) tocou às 15h. Tudo perfeito, sincronizado, 2 deficientes na sala (ou seja, não precisaram fazer a prova em local separado). A única coisa que me incomodou foi um garoto folgadinho que tentava colar da minha prova. Mas isso a gente dá um jeito!


Enfim, o que eu quero dizer é que temos direitos. Se esse garoto da primeira prova não for eliminado eu vou entrar com uma ação contra a CEDERJ pois gastei na minha inscrição e as regras do edital devem ser cumpridas. Além do mais ele é um concorrente, quem garante que ele não estava lá olhando a internet ou mensagem no celular durante a prova?

Dicas para quem for prestar concurso: LEIA O EDITAL DOS PÉS À CABEÇA! É chato? É! Mas é extremamente necessário. Alguns liberam caneta azul, outros não, alguns aceitam relógio analógico, outros não, entre outros. E se encontrarem alguma irregularidade RECLAME! Em todo concurso público existe uma ATA que fica na sua sala. Se achar que tem algo errado, faça com que escrevam na ata, esteja do lado para confirmar que foi feito e guarde o maior número de dados possíveis. Se possível também imprima o edital para poder pedir seus direitos na hora (no caso do garoto da primeira prova, se eu tivesse com o edital poderia argumentar, mas não estava e nem eles tinham... super organizados).
Enfim, procure prestar todos os concursos que vc puder, pois treinando vc vai aprendendo como é esse mundo. Eu já virei concurseira. É a minha nova profissão! E rumo ao próximo, que seja menos bagunçado!!

Totalmente

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Texto interessante

Encontrei um texto no google e vou colocar aki pra vcs!


Dicas para jovens recém-formados entrarem no mercado
Saiba como iniciar a busca por emprego com sucesso

Por Clarissa Janini
Após a luta para passar no vestibular e obter o diploma universitário, os jovens têm de enfrentar mais um combate: a conquista do primeiro emprego. Com o mercado cada vez mais apertado e pouca estabilidade empregatícia, é importante estar ciente sobre a realidade em sua área de atuação e saber quais são os requisitos mais visados pelos empregadores. Na trilha para a conquista do trabalho, muitas vezes é preciso ir além dos conhecimentos adquiridos na faculdade. “Para o jovem recém-formado, recomendo uma única atitude: não ficar apegado somente à técnica adquirida na universidade”, afirma Humberto Mariotti, professor da BSP (Business School São Paulo). Ele afirma que a maior parte das instituições de ensino ainda é focada apenas no aspecto prático ou teórico, sendo que o ideal é unir os dois. “Temos, ainda hoje, o modelo separado de áreas exatas e humanas, por exemplo, sendo que alguém formado em exatas terá sempre de trabalhar com o elemento humano”. Segundo o professor, cerca de 60% dos empregos na atualidade são para áreas estratégicas e 40% para funções técnicas.
Outro aspecto relevante é que, atualmente, tudo muda com muita rapidez – e só tem sucesso quem se adapta a essas mudanças. “Hoje não existem mais carreiras como antigamente, para uma vida toda, e sim fases profissionais”, afirma Mariotti. Obter êxito no início da busca por emprego requer aprendizado constante e global. “O conhecimento é o que há de mais valioso para um profissional. Vivemos uma era de muitas incertezas, em que temos de pensar de modo estratégico”. Criar sua rede de contatos profissionais desde cedo é mais do que recomendável, além de, se possível, estagiar o quanto antes. Abaixo, você encontra uma lista de dicas que facilitarão sua entrada no mercado de trabalho.
- Frequente feiras sobre carreiras e mercado de trabalho desde a faculdade;
- Procure ir a seminários com profissionais de destaque em sua área de atuação para familiarizar-se;
- Durante as entrevistas de emprego, adote uma política de exposição de seus potenciais.
- Mostre-se diferente da maioria;
- Escreva textos e artigos sobre sua especialidade e tente publicá-los em veículos especializados, pois assim ganhará visibilidade e pontos no currículo;
- Desde cedo exercite seu networking, pois a grande maioria das contratações ainda é feita por meio de indicação.

Fonte: http://carreiras.empregos.com.br/carreira/administracao/ge/busca/planejamento/191205-dicas_recem_formados.shtm

Mais uma pra coleção...

E aí, gostaram do filme?? É bem interessante!!

To aki hoje pra contar pra vcs o que aconteceu comigo essa semana.

Ano passado eu havia feito um processo seletivo (prova) numa escola particular aqui do RJ. Passei em segundo lugar e sequer me chamaram. Não deram satisfação nem nada. Esse ano resolvi fazer novamente. Quando saiu a lista de classificados, meu nome não estava. Eu tinha certeza q havia ido bem, entretanto "cadê eu?!"
Liguei na escola... sabe o q me disseram? Que eu errei apenas 3 questões das 25 dadas, mas meu nome não estava na lista porque analisaram meu currículo e eu não tenho experiência... PODE???

Então quer dizer que se eu vou mal na prova e só por já ter trabalhado nisso (mesmo que seja péssima profissional) aí sim me contratam!! Aff

DECEPÇÃAAAAAAOOOOOO

domingo, 17 de outubro de 2010

Voltei!

Pessoas, me desculpem pelo sumiço!

Na verdade achei q não tinha seguidores e me surpreendi e ver alguns comentários no tópico. Adorei! Temos inclusive um tema para debater, o tal do "QI" (ou seja, "quem indica").
Então a partir de hoje voltarei ao blog para contar as "aventuras" atrás de um emprego na minha área.
Pra começar quero contar que estou prestando todos os concursos públicos possíveis! E amanhã saem 2 resultados! Prometo que volto para postar o que deu e falar sobre o tema comentado, o "QI".

Só para não ficar sem graça o post, vou deixar o link de um filme que assisti e adorei, é sobre uma garota que acabou de se formar e acaba por passar alguns perrengues, assim como alguns de nós. Chama-se "Recém formada". Não é vírus e não é necessário baixar! Só clicar ok??

Beijosss

Link do filme: http://www.assistirfilmes.net/filme-recem-formada-dublado.html