quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Texto interessante

Encontrei um texto no google e vou colocar aki pra vcs!


Dicas para jovens recém-formados entrarem no mercado
Saiba como iniciar a busca por emprego com sucesso

Por Clarissa Janini
Após a luta para passar no vestibular e obter o diploma universitário, os jovens têm de enfrentar mais um combate: a conquista do primeiro emprego. Com o mercado cada vez mais apertado e pouca estabilidade empregatícia, é importante estar ciente sobre a realidade em sua área de atuação e saber quais são os requisitos mais visados pelos empregadores. Na trilha para a conquista do trabalho, muitas vezes é preciso ir além dos conhecimentos adquiridos na faculdade. “Para o jovem recém-formado, recomendo uma única atitude: não ficar apegado somente à técnica adquirida na universidade”, afirma Humberto Mariotti, professor da BSP (Business School São Paulo). Ele afirma que a maior parte das instituições de ensino ainda é focada apenas no aspecto prático ou teórico, sendo que o ideal é unir os dois. “Temos, ainda hoje, o modelo separado de áreas exatas e humanas, por exemplo, sendo que alguém formado em exatas terá sempre de trabalhar com o elemento humano”. Segundo o professor, cerca de 60% dos empregos na atualidade são para áreas estratégicas e 40% para funções técnicas.
Outro aspecto relevante é que, atualmente, tudo muda com muita rapidez – e só tem sucesso quem se adapta a essas mudanças. “Hoje não existem mais carreiras como antigamente, para uma vida toda, e sim fases profissionais”, afirma Mariotti. Obter êxito no início da busca por emprego requer aprendizado constante e global. “O conhecimento é o que há de mais valioso para um profissional. Vivemos uma era de muitas incertezas, em que temos de pensar de modo estratégico”. Criar sua rede de contatos profissionais desde cedo é mais do que recomendável, além de, se possível, estagiar o quanto antes. Abaixo, você encontra uma lista de dicas que facilitarão sua entrada no mercado de trabalho.
- Frequente feiras sobre carreiras e mercado de trabalho desde a faculdade;
- Procure ir a seminários com profissionais de destaque em sua área de atuação para familiarizar-se;
- Durante as entrevistas de emprego, adote uma política de exposição de seus potenciais.
- Mostre-se diferente da maioria;
- Escreva textos e artigos sobre sua especialidade e tente publicá-los em veículos especializados, pois assim ganhará visibilidade e pontos no currículo;
- Desde cedo exercite seu networking, pois a grande maioria das contratações ainda é feita por meio de indicação.

Fonte: http://carreiras.empregos.com.br/carreira/administracao/ge/busca/planejamento/191205-dicas_recem_formados.shtm

Nenhum comentário:

Postar um comentário