quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Currículo Lattes

No último post comentei sobre o currículo lattes e não expliquei. Parece uma coisa tão chata neh? Mas não é. Vou explicar como o conheci. rsrs
Tenho uma tia que é formada em Biologia e fez doutorado na Inglaterra. Ela fez faculdade particular em SP e depois conseguiu uma bolsa de estudos pra fazer o tal doutorado. Aí vc me pergunta, como ela conseguiu? Ela é rica? Ela tem QI? Não, caros leitores! Ela tem CURRÍCULO LATTES!

Mas enfim, o que é esse tal CURRÍCULO LATTES?

Pra começar a conversa, vamos falar sobre LATIM... rsrs... o currículo que a gente sempre faz e manda pros lugares é o curriculum vitae (lê-se "vite"). Vitae significa "VIDA". Ou seja, é o currículo q fala todos os aspectos da nossa vida, não só acadêmica, mas social, etc; Já o currículo lattes é para pesquisadores e estudantes, para aqueles que querem seguir a vida acadêmica. Tem até gente que ganha dinheiro com isso!! (agora vc se interessou neh?)

Aí vc me pergunta: "Tá, Denise, mas onde vc quer chegar?"

Quero dizer que se vc pretende ser, ou professor, ou continuar seus estudos com qualquer tipo de pós graduação eu aconselho a vc ter um currículo lattes.

Vou parar de enrolar. No Brasil temos a chance de cursar o ensino superior de graça recebendo bolsa do governo. Seja graduação ou pós. O que vc tem que fazer é correr atrás disso. E a porta de entrada é vc ter o currículo lattes. Mas esse currículo não é feito de papel e daquele jeito básico que conversamos no último post. Não. Esse currículo é feito através de um site do governo que agrega boa parte das bolsas de graduação e pós, além de outras coisas que não citarei agora. Estamos falando do CNPq.

"O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (até 1971 Conselho Nacional de Pesquisa, cuja sigla, CNPq, se manteve) é um órgão ligado ao Ministério da Ciência e Tecnologia (até 1971 Conselho Nacional de Pesquisa, cuja sigla, CNPq, se manteve) é um órgão ligado ao Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) para incentivo à pesquisa no Brasil. Fundado em 1951, o CNPq é considerado das mais sólidas de sua área entre os países em desenvolvimento. Seu objetivo inicial foi capacitar trazer ao Brasil o domínio da ciclo atômico, tema de importância estratégica naquele momento. Porém seu papel ampliou-se com o passar do tempo para o financiamento de pesquisas científicas e tecnológicas nas diversas áreas do conhecimento, com bolsas e auxílios." (Wikipedia)

Dentro do site do CNPq portanto, temos um lugarzinho chamado "Plataforma Lattes", onde vc pode fazer seu currículo e atualizá-lo quando necessário. Existem vááários sites na internet tentando ajudar vc a fazer o seu currículo, mas eu aconselho a sentar na frente do PC com tempo e ir aos poucos desbravando tudo de lá.
No mesmo site vc vai encontrar vários editais de bolsa, onde vc pode mandar seu projeto e, quem sabe, até arrumar um doutorado na Inglaterra!!! A questão é que o governo paga pra vc estudar e tem gente q faz isso virar meio pra se viver, faz um curso atrás do outro, estuda um monte e vive de bolsa no exterior, ou sandwich, ou no Brasil, enfim... a dica ta dada, mastigada e vomitada! kkkk
Entrem no site e fucem a vontade... http://www.cnpq.br/
Procurem PLATAFORMA LATTES e incluam seus currículos.

Ah! Lembre-se: às vezes pra empregos e pós graduações eh necessário ter esse currículo, então leve muito a sério o preenchimento do mesmo.

O meu está desatualizado, mas caso queiram ver como eh o currículo, aí está o link do meu: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4218733J5

Além do CNPq, no Brasil, outras instituições dão bolsa de estudos, como por exemplo o CAPES, mas todos pedem o currículo referido!!!
:)

Essa foi a minha dica... e aviso, é uma das melhores pra quem realmente quer seguir um caminho de estudos depois de formado!

Beijos!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário