domingo, 24 de outubro de 2010

Concursos Públicos

Boa noite!!!

Primeiramente quero pedir desculpas àqueles que estão seguindo o blog, fiquei 2 dias sem internet e não pude postar. Mas estou me redimindo!
Este final de semana prestei 2 concursos públicos e fiquei surpresa com algumas coisas que ocorreram. Vou contar um por um...

Sábado: Concurso para tutoria da CEDERJ

Cheguei na UERJ (local da prova) com mais de uma hora de antecedência e me deparei com uma placa dizendo que o andar da prova mudou do 7º para o 12º. Na hora de entrar uma bagunça pois haviam dois concursos diferentes no mesmo prédio, o que dificultou a "seleção" de pessoas para a entrada (fecharam a UERJ e só entrava quem faria prova, no meu caso eu entrava primeiro pois a minha prova começava mais cedo). Até aí, coisas normais. Depois começou a verdadeira "algazarra de erros". Minha prova deveria ter início às 14h. Isso ocorreu? SIM, mas até 14:20h entraram candidatos! Ou seja, não respeitaram o horário e não foram desclassificados! Enquanto eu tentava fazer a prova (discursiva pra piorar), os fiscais conversavam alto com os candidatos atrasadinhos. Uma senhora lá de trás deu uma bronca e eles diminuiram o volume um pouco. Depois entra uma garota atrasada de braço quebrado e vai fazer a prova numa sala a parte e sozinha com uma professora (estranh0). As pessoas iam ao banheiro sem serem acompanhados por fiscais. Depois, pra piorar a situação o meu colega de prova atrasadinho e que sentou atrás de mim deixou seu celular tocar no meio da prova. O que fizeram? NADA! ABSOLUTAMENTE NADA! Eu e mais uma pessoa reclamamos que era pra ser desclassificado mas nada fizeram mesmo assim. O garoto ficou com birra de mim e passou o resto da prova chutando a minha cadeira! Hunf!!!
Assim que saí da prova fui procurar a coordenação de fiscais e falei sobre a bagunça e exigi que fosse tudo colocado em ata. Como não sou boba anotei o nº de inscrição do garoto e vamos ver o que vai acontecer, só sei que esse concurso é furada. Típico concurso que só entra quem eles querem!

Domingo: Concurso para professor de Ed. Física do IABAS

O total oposto do concurso da CEDERJ. Ao chegar tínhamos que desligar os celulares e colocá-los em saquinhos lacrados. Os banheiros tinham inclusive detector de metais (o que me fez segurar o xixi depois que acabei a prova). Ninguém entrou após o horário e a prova começou quando um sinal (igual de escola) tocou às 15h. Tudo perfeito, sincronizado, 2 deficientes na sala (ou seja, não precisaram fazer a prova em local separado). A única coisa que me incomodou foi um garoto folgadinho que tentava colar da minha prova. Mas isso a gente dá um jeito!


Enfim, o que eu quero dizer é que temos direitos. Se esse garoto da primeira prova não for eliminado eu vou entrar com uma ação contra a CEDERJ pois gastei na minha inscrição e as regras do edital devem ser cumpridas. Além do mais ele é um concorrente, quem garante que ele não estava lá olhando a internet ou mensagem no celular durante a prova?

Dicas para quem for prestar concurso: LEIA O EDITAL DOS PÉS À CABEÇA! É chato? É! Mas é extremamente necessário. Alguns liberam caneta azul, outros não, alguns aceitam relógio analógico, outros não, entre outros. E se encontrarem alguma irregularidade RECLAME! Em todo concurso público existe uma ATA que fica na sua sala. Se achar que tem algo errado, faça com que escrevam na ata, esteja do lado para confirmar que foi feito e guarde o maior número de dados possíveis. Se possível também imprima o edital para poder pedir seus direitos na hora (no caso do garoto da primeira prova, se eu tivesse com o edital poderia argumentar, mas não estava e nem eles tinham... super organizados).
Enfim, procure prestar todos os concursos que vc puder, pois treinando vc vai aprendendo como é esse mundo. Eu já virei concurseira. É a minha nova profissão! E rumo ao próximo, que seja menos bagunçado!!

Totalmente

Um comentário:

  1. Ok, se passaram 4 anos desde que isto tudo ocorreu, e até entendo que o garoto realmente deveria ser desclassificado, mas pera lá! Reclamar pra eliminar alguém já é sacanagem. Quando os políticos roubam não fazem nada, e quer eliminar o cara pow! Ele é um trabalhador assim como vc, isso q vc fez foi mta sacanagem msm, fala sério...

    ResponderExcluir